A ESCOLA E A PANDEMIA

Instituições de ensino

Há 01 ano, as Instituições de Ensino precisaram fechar suas portas, as aulas foram suspensas, professores, funcionários, alunos e famílias precisaram reorganizar todo o "modus operandi" para que a Educação não parasse!
    Mesmo assim, 01 ano depois, nos deparamos com o auge da Pandemia, profissionais esgotados, alunos desmotivados e sem nenhum plano concreto de mudanças em longo prazo. Ontem, em conversa com uma amiga querida, professora, ela desabafava: "acho que vamos ter que aceitar mesmo, que independente do que façamos não vai ser igual".
    Sim, 01 ano depois nós ainda não conseguimos ACEITAR as consequências da Pandemia para a Educação. E por que isso é tão difícil?! Afinal não temos controle sobre o que está acontecendo.
    Eu te falo o motivo: A Escola, bem anterior ao Corona vírus sempre enfrentou dificuldades, dentro e fora dos seus muros: relações familiares desarmoniosas, a medicalização da infância, conflitos em sala de aula, o aumento de diagnósticos de transtornos de comportamento em crianças, situações de assédio e preconceito no espaço escolar, o congelamento de investimentos na educação, o cerceamento da voz do professor pelo Estado, a violência escolar, entre outros.
    Em resumo: não é agora que a Escola vai "jogar a toalha".
    A Educação nasceu pela luta, construiu-se lutando e não há de morrer por que a gente segue lutando: lutando contra nossos limites, os julgamentos da sociedade, a saudade dos alunos, o descaso do poder público... A gente só não luta contra essa vontade “doida” de fazer a diferença, também conhecida como Educação!