Indicações de livros sobre Psicologia Escolar - parte 02

destaques Psico escolar

Hoje eu retorno com a PARTE 2 das indicações de livros para o trabalho em Psicologia Escolar. Dessa vez com uma lista mais “heterogênea”, digamos assim rs. Se você não viu a PARTE 1 clica aqui, porque também está recheada de indicações do tipo “tem que ler”.
Espero estar ajudando vocês!
Comprou algum por indicação? Me conta e marca a gente lá no Instagram também @psicoescolar.ltda.
Segue a lista:

•    Palavras-chave Em Psicologia Escolar E Educacional ( Fauston Negreiros ): reúne verbetes essenciais tanto para a teoria como para a prática nessa área e vem ao encontro da necessidade de se ter à mão diversos conceitos organizados metodologicamente. Tipo o “dicionário” do PsicoEscolar, importante ter.
•    O erro de Descartes ( António Damásio): Neste livro surpreendente e polêmico, o neurologista António Damásio mostra como, na verdade, a ausência de emoção e sentimento pode destruir a racionalidade. Utilizando-se de inovadoras descobertas da neurobiologia, Damásio desafia os dualismos tradicionais do pensamento ocidental - mente e corpo, razão e emoção, explicações biológicas e explicações culturais - para oferecer uma visão científica e integrada do ser humano e sugerir hipóteses surpreendentes sobre o funcionamento do cérebro humano.
•    Medicamentos Mortais e Crime Organizado: Como a Indústria Farmacêutica Corrompeu a Assistência Médica ( Peter C. Gøtzsche ): Peter Gøtzsche expõe a indústria farmacêutica e seus comportamentos fraudulentos tanto na pesquisa como no marketing, em que o desrespeito moralmente repugnante por vidas humanas é a norma. Importante leitura para a discussão da medicalização da infância;
•    A Psicologia Escolar E O Ensino Superior: – DEBATES CONTEMPORÂNEOS (Silvia Maria Cintra da Silva, Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal, Marilda Gonçalves Dias Facci: A presença da Psicologia Escolar e Educacional no Ensino Superior no Brasil é relativamente recente, e obras que tratam especificamente desta temática ainda são bastante escassas. Apresenta práticas e pesquisas desenvolvidas por pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições do país que, de diferentes formas, acompanham o processo de formação profissional de jovens e adultos nesse nível de ensino, processo este constituído por encantos e desencantos.
•    No Chão da Escola: por uma infância que voa (MARCELO CUNHA BUENO ): “No chão da escola: por uma infância que voa“, o autor reflete sobre a educação como relação, sobre o processo de aprendizado da criança e sobre o papel potente de educadoras e educadores nessa caminhada. Propõe que o ensino e a escola podem ser um espaço e um tempo mais leve, mais propositivo e sensível.

*Não esqueça de nos citar caso utilize esse texto;
**Comprando pelos links disponibilizados você auxilia a manutenção do blog!